
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), concluiu na madrugada deste sábado (22) a remoção do canteiro central no cruzamento da avenida Coronel Teixeira com a avenida Pedro Teixeira, no bairro Dom Pedro, zona Oeste da capital. A obra visa eliminar o afunilamento da via e proporcionar maior fluidez ao trânsito.
Os trabalhos ocorreram durante a noite e a madrugada para evitar impactos no tráfego. Segundo o vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, a intervenção foi planejada para ser rápida e eficiente.
“Optamos por realizar o serviço na madrugada para minimizar transtornos aos motoristas, conforme a determinação do prefeito David Almeida. Em apenas 48 horas, conseguimos concluir essa etapa essencial da obra”, explicou.
A primeira fase incluiu a remoção parcial do canteiro, drenagem superficial, implantação de meio-fio e sarjeta, reconstrução de calçada e rampa de acesso, além da pavimentação asfáltica. Na segunda etapa, concluída neste sábado, a Seminf utilizou retroescavadeiras para retirar a estrutura restante e aplicou uma camada de pedra rachão, seguida de mistura de cimento e areia, finalizando com a compactação da via.
Com a conclusão do serviço, motoristas que trafegam pela avenida Coronel Teixeira em direção à avenida Pedro Teixeira, no sentido bairro-Centro, não enfrentarão mais retenções causadas pelo estreitamento da pista. O motorista de aplicativo Victor Siqueira aprovou a mudança e destacou a escolha do horário para a obra.
“Essa área sempre foi complicada, com muitos acidentes. Agora, o trânsito deve melhorar bastante”, comentou.
A remoção do canteiro faz parte de um pacote de 21 intervenções viárias realizadas pela Prefeitura de Manaus para otimizar o trânsito e reduzir o tempo de espera nos semáforos. Entre os pontos já beneficiados estão os cruzamentos da avenida Belo Horizonte com a Jornalista Umberto Calderaro Filho, além de trechos das avenidas Constantino Nery, Djalma Batista, Pedro Teixeira, rua da Indústria e Loris Cordovil.