
O Amazonas tem pela primeira vez uma treinadora convocada para a Seleção Brasileira de Wrestling, Ketellen Fernandes será técnica da equipe que disputará o Gymnasiade U15, entre os dias 4 e 14 de abril, em Zlatibor, na Sérvia. Ketellen é professora do Projeto Formando Campeões e faz parte do corpo técnico do Curso de Defesa Pessoal Feminino, iniciativa do Governo do Amazonas que já beneficiou mais de 2 mil mulheres na capital e no interior do estado.
“A convocação da Ketellen para a Seleção Brasileira de Wrestling é um marco para o esporte amazonense. Ela não apenas representa nosso estado com excelência, mas também inspira uma nova geração de mulheres no esporte, isso reforça o compromisso do Governo do Amazonas em formar não só atletas, mas também líderes esportivos”, disse o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.
Ketellen Fernandes como atleta conquistou o Campeonato Brasileiro duas vezes e se tornou bicampeã brasileira universitária de beach wrestling, invicta na categoria de atletas até 50 quilos. Atualmente, a amazonense é professora do Programa Esporte Lazer na Capital e Interior (Pelci), dando aulas de técnicas de defesa pessoal para mulheres, wrestling e luta greco-romana.
“Desde criança sou atleta, obtive ótimos resultados e é muito gratificante estar indo como técnica e da Seleção Brasileira. Espero agora como treinadora estar incentivando outras mulheres, incluindo nossas alunas do Pelci, para que possam trilhar esse caminho, seja como treinadoras ou futuras atletas profissionais”, declarou Ketellen Fernandes.
O Gymnasiade U15, também conhecido como Mundial de Desporto Escolar, será disputado na Sérvia e, em 2025, reunirá 71 países, disputando medalhas em 25 modalidades. O evento contará com a ISF Academy oferecendo atividades educacionais focadas em temas essenciais como segurança no esporte, saúde mental e trabalho em equipe. Além disso, haverá um dia cultural especial, celebrando as tradições da Sérvia.