Ópera no Teatro Amazonas emociona Geração Z e homenageia talento infantil autista

O 26º Festival Amazonas de Ópera (FAO) surpreendeu o público no último sábado (3) com um espetáculo inovador e interativo voltado especialmente para o público infantojuvenil. A apresentação “Oca Alla Rossini”, no palco do Teatro Amazonas, uniu a genialidade do compositor Gioacchino Rossini a elementos da cultura digital, encantando crianças da chamada geração Z e emocionando ao incluir uma jovem convidada muito especial: Clara Oliveira, de 5 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e talento notável para a música.

O concerto, comandado pela Orquestra de Câmara do Amazonas e regido por Marcelo de Jesus, transformou a tradicional ópera em uma experiência acessível e divertida. A narradora Valentina Souza, caracterizada como blogueira, estabeleceu um diálogo direto com os pequenos espectadores, misturando memes, referências da internet e até uma música de Billie Eilish no encerramento — tudo sem perder o respeito à linguagem clássica da ópera.

Clara, que possui ouvido absoluto, foi convidada pelo maestro a conhecer os bastidores do espetáculo. Ao fim da apresentação, ela subiu ao palco, explorou os instrumentos e tocou piano ao lado do regente. O gesto emocionou o público e os pais da menina.

“Esse acolhimento é raro. O maestro enxergou nela algo especial e nos deu uma experiência inesquecível”, afirmou Ismael Oliveira, pai da pequena pianista.

Com apresentações até o dia 18 de maio, o FAO reafirma sua relevância como maior festival do gênero na América Latina, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A próxima atração será a clássica ópera As Bodas de Fígaro, de Mozart, nos dias 14, 16 e 18 de maio, às 19h, no Teatro Amazonas.

Sair da versão mobile