ONU alerta para impacto incerto do terremoto em Myanmar

Pessoas ficam perto de um prédio que desabou após um forte terremoto atingir o centro de Mianmar na sexta-feira, disseram serviços de monitoramento de terremotos, que também afetou Bangkok, com centenas de pessoas saindo de prédios na capital tailandesa em pânico após os tremores, em Bangkok, Tailândia, 28 de março de 2025. Foto - REUTERS/Ann Wang

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a magnitude da destruição provocada pelo terremoto de 7,7 graus em Myanmar continua incerta, mais de 72 horas após o desastre. O tremor, ocorrido na última sexta-feira (28) na região de Sagaing, devastou comunidades inteiras, deixando hospitais sobrecarregados e milhares de desabrigados.

O governo militar birmanês confirmou 1.700 mortes, mas fontes independentes indicam um número superior a 3.000 vítimas fatais. A Junta Militar decretou sete dias de luto nacional, enquanto equipes de resgate enfrentam dificuldades para acessar áreas afetadas. A ONU estima que 20 milhões de pessoas tenham sido impactadas e pede acesso irrestrito para o envio de ajuda humanitária.

Organizações não governamentais alertam para obstáculos impostos pelo regime, que restringe a entrada da imprensa estrangeira e controla informações sobre a tragédia. Enquanto isso, a ONU e parceiros internacionais buscam reforçar a assistência, enviando equipes médicas, alimentos e materiais de abrigo para os sobreviventes.

Sair da versão mobile