Obras da Policlínica e do Hospital-Dia do Complexo Sul passam de 80%

As obras da Policlínica e do Hospital-Dia do Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, já ultrapassaram 80% de execução e entram na fase final. As novas estruturas, vistoriadas nesta segunda-feira (19) pelo governador Wilson Lima, integram o complexo formado pelo Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e pelo Instituto da Mulher Dona Lindu e têm previsão de entrega para o mês de março.

O projeto tem como objetivo reorganizar o fluxo assistencial da unidade, ampliando o atendimento ambulatorial e o acompanhamento de pacientes após a alta hospitalar. A proposta é reduzir a sobrecarga dos serviços de maior complexidade, oferecendo um espaço específico para consultas especializadas, exames e procedimentos de curta permanência, com mais agilidade e segurança.

A nova unidade contará com quatro consultórios, seis leitos de enfermaria, sala de pequenos procedimentos, raio-X e estrutura multiprofissional para atendimentos em sete especialidades médicas, entre elas ginecologia, ortopedia, cardiologia e clínica geral. O Hospital-Dia permitirá internações de até 12 horas, voltadas a procedimentos rápidos e acompanhamento clínico, fortalecendo o giro de leitos no complexo.

A implantação da Policlínica e do Hospital-Dia faz parte do maior processo de modernização já realizado no Complexo Hospitalar Sul. Nos últimos anos, o Governo do Amazonas entregou novos andares do HPS 28 de Agosto, modernizou redes elétrica e de gases medicinais, implantou tecnologia à beira-leito, reorganizou o acesso de ambulâncias e colocou em funcionamento a primeira ressonância magnética 24 horas da rede estadual de saúde, ampliando a capacidade e a qualidade do atendimento hospitalar.