“O Agente Secreto” garante duas indicações ao BAFTA e amplia destaque do cinema brasileiro

O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi indicado a Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original no BAFTA, premiação da Academia Britânica de Cinema, considerada o “Oscar inglês”. A indicação marca um feito inédito para o Brasil na categoria de roteiro original e a quinta participação do país na disputa de filme internacional. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no dia 22 de fevereiro, em Londres.

O diretor e roteirista Kleber Mendonça Filho celebrou o reconhecimento internacional da obra, destacando o caráter pessoal do roteiro escrito em português. A produtora Emilie Lesclaux também ressaltou a relevância das indicações para o cinema brasileiro, especialmente às vésperas do lançamento do longa no Reino Unido, previsto para 20 de fevereiro.

No Brasil, o filme segue em trajetória de destaque. “O Agente Secreto” conquistou três prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA): Melhor Filme de Ficção, Melhor Ator, para Wagner Moura, e Prêmio Especial do Júri para a atriz Tânia Maria. Com isso, o longa soma 55 prêmios internacionais e representa o país no Oscar em quatro categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.

Em sua 12ª semana em cartaz, o filme permanece em exibição em 440 salas de cinema, com público superior a 1,7 milhão de espectadores. Coprodução internacional entre Brasil, França, Alemanha e Holanda, o longa tem distribuição da Vitrine Filmes no país e patrocínio da Petrobras, com lançamentos previstos também para Itália, Espanha, Irlanda e Reino Unido.

Sair da versão mobile