
Durante o lançamento do 58º Festival de Parintins, o governador Wilson Lima anunciou o cronograma para a construção do novo Bumbódromo, que dobrará a capacidade de público para 26 mil pessoas. A obra promete fortalecer o setor cultural e impulsionar a economia do município, a 369 quilômetros de Manaus. A licitação para o projeto foi publicada nesta sexta-feira (11/04), marcando o início do processo. Em maio será conhecida a empresa responsável pela elaboração do projeto executivo, com audiências públicas previstas para setembro.
Com previsão de entrega do projeto executivo no segundo semestre de 2026, a nova estrutura incluirá áreas de hospitalidade, camarotes, rooftops, painéis de LED, fan fest e melhorias no acesso para alegorias. A estimativa da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) é que mais de 32 mil empregos sejam gerados ao longo das fases da obra, com mil pessoas atuando diretamente na construção.
Enquanto o novo espaço não sai do papel, o Bumbódromo atual receberá manutenção para garantir a realização da edição 2025 do festival. O investimento de R$ 4,5 milhões contempla melhorias como instalação de piso vinílico, acessibilidade, revisão das instalações e reformas em áreas estratégicas da arena.
Além do anúncio da obra, o lançamento oficial do festival reuniu autoridades, artistas e torcedores dos bois Caprichoso e Garantido. O governo também repassou EPIs aos trabalhadores dos galpões e anunciou a distribuição de 600 mil copos temáticos. A estimativa é que o festival injete R$ 184 milhões na economia local e atraia mais de 120 mil turistas no próximo ano.