Mostra fotográfica de “A Luta” leva Guerra de Canudos ao #SouManaus 2025

O #SouManaus Passo a Paço 2025 ganha reforço de peso na programação artística com a mostra fotográfica do espetáculo “A Luta”, montagem do Teatro Nacional inspirada na clássica obra “Os Sertões”, de Euclides da Cunha. A exposição será aberta ao público no dia 7 de setembro, às 19h, no Teatro da Instalação, no centro histórico da capital, revelando em imagens a força cênica e simbólica da encenação sobre a Guerra de Canudos.

Sob direção de Rose Abdallah e texto de Ivan Jaf, o espetáculo transforma o ator Amaury Lorenzo em um narrador épico das batalhas entre os seguidores de Antônio Conselheiro e as tropas da recém-proclamada República. A intensidade de sua atuação já lhe rendeu indicações aos prêmios Cesgranrio e Fita de Melhor Ator. Atualmente, Lorenzo também é destaque na televisão com o personagem Chico, na novela “Volta por Cima”.

Segundo a diretora, a exposição busca traduzir visualmente a carga histórica e poética da peça. “A Guerra de Canudos é uma narrativa que ajuda a compreender o Brasil de ontem e de hoje. ‘A Luta’ é movida por esse diálogo entre memória e contemporaneidade”, afirmou Rose Abdallah. Para o diretor-presidente da Manauscult, Jender Lobato, a presença do Teatro Nacional no festival consolida a relevância cultural do evento.

“Receber uma obra dessa magnitude é projetar Manaus para o mundo e reafirmar o poder transformador do teatro”, destacou.

O festival, que terá seus dias principais em 5, 6 e 7 de setembro, reunirá mais de 17 palcos espalhados pelo centro histórico, mesclando grandes shows, performances independentes e manifestações culturais locais. Nesse contexto, a mostra de “A Luta” reforça a proposta de valorizar a cadeia artística, movimentar a economia criativa e posicionar Manaus como referência nacional no turismo cultural.

Sair da versão mobile