Morre Hermeto Pascoal, gênio da música universal, aos 89 anos

O multi-instrumentista e compositor Hermeto Pascoal — Foto: Divulgação

O multi-instrumentista e compositor Hermeto Pascoal morreu neste sábado (13), aos 89 anos, no Rio de Janeiro. O artista estava internado no Hospital Samaritano Barra, onde faleceu às 20h22, vítima de falência múltipla dos órgãos. A informação foi confirmada pela família em uma nota publicada nas redes sociais.

Reconhecido como um dos maiores músicos do mundo, Hermeto foi chamado por Miles Davis de “o mais impressionante” de sua geração. Autodidata, tornou-se referência da chamada “música universal”, explorando sons de instrumentos convencionais, objetos do cotidiano e até elementos da natureza. Ao longo da carreira, foi três vezes vencedor do Grammy Latino e recebeu títulos de Doutor Honoris Causa, inclusive da Juilliard, em Nova York.

Natural de Lagoa da Canoa (AL), Hermeto manteve intensa atividade até os últimos meses. Em junho, celebrou 89 anos no palco do Circo Voador, no Rio, em uma apresentação que transformou-se em festa. Na Europa, havia realizado uma série de shows semanas antes. O músico deixa seis filhos, 13 netos e dez bisnetos.

Sair da versão mobile