A população de Humaitá (a 590 km de Manaus) celebrou, nesta semana, a inauguração dos serviços de Telessaúde e de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Dra. Luiza Conceição Fernandes. As estruturas foram entregues pelo governador Wilson Lima como parte do programa Saúde AM Digital, que tem como meta levar atendimento especializado para os 62 municípios do Amazonas.
Os serviços de Telessaúde incluem consultas e exames com emissão de laudo à distância, reduzindo o tempo de espera por atendimentos agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). Moradores como a auxiliar de educação infantil Sueleida Corrêa, 45, que realizou um eletrocardiograma e recebeu o resultado rapidamente, destacaram a agilidade e eficiência do novo sistema.
“Vai ajudar muito o município. Os exames agora são mais rápidos, com laudo. Foi uma facilidade”, afirmou.
Além da Telessaúde, foram entregues dez leitos de UTI no hospital regional — uma conquista histórica para a região, que passa a contar com atendimento de alta complexidade sem depender de remoções para a capital.
“Era um sonho antigo do povo de Humaitá. Agora a gente pode ser atendido aqui mesmo, sem precisar ser transferido. É uma vitória”, disse o pedreiro Sérgio Batista, 48.
Com a nova estrutura em Humaitá, o Amazonas soma 41 leitos de UTI distribuídos em quatro cidades do interior: Parintins, Tefé, Tabatinga e Humaitá. O programa Saúde AM Digital já está ativo em cinco municípios e seguirá em expansão, com previsão de 78 salas de Telessaúde em todo o estado, promovendo acesso a 12 especialidades médicas.