Merendeiras de Manaus conquista prêmio nacional e destaca sabores da Amazônia

Manipuladoras de alimentos da rede municipal de ensino recebem prêmio nacional da Alimentação Escolar do FNDE

O trabalho desenvolvido nas cozinhas das escolas municipais de Manaus ganhou reconhecimento nacional. As manipuladoras de alimentos Gorete Silva dos Santos e Maria Ivanete Santos conquistaram, nesta terça-feira (23), o primeiro e o segundo lugar da região Norte no prêmio “Melhores Receitas de Alimentação Escolar”, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília.

As servidoras foram premiadas pelas receitas “Steak de pirarucu com banana-pacovã”, vencedora da categoria regional, e “Refogadinho de caruru com ovos”, que garantiu a segunda colocação. Os pratos se destacaram pela valorização de ingredientes amazônicos e pela criatividade na elaboração de refeições nutritivas para os estudantes da rede municipal.

O prefeito Renato Junior comemorou a conquista e ressaltou que o reconhecimento reforça o compromisso de Manaus com uma alimentação escolar de qualidade. Segundo ele, a premiação evidencia o talento das profissionais da educação e a importância de preservar a identidade regional por meio da merenda oferecida aos alunos.

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, destacou que a iniciativa vai além de uma competição gastronômica e representa o impacto das políticas públicas de alimentação escolar na vida dos estudantes. Para ela, o programa demonstra que a oferta de refeições de qualidade pode promover inclusão, desenvolvimento e transformação social.

Emocionadas, as vencedoras celebraram o reconhecimento e afirmaram que a premiação é resultado do trabalho coletivo realizado nas unidades de ensino. As servidoras destacaram que a conquista também serve de incentivo para continuar inovando e oferecendo uma alimentação cada vez mais saudável e atrativa para as crianças.

O secretário municipal de Educação, Arone Bentes, afirmou que o prêmio valoriza o empenho diário das equipes responsáveis pela alimentação escolar e reforça o cuidado dedicado aos estudantes da rede municipal de ensino.

Cada uma das manipuladoras recebeu um prêmio de R$ 5 mil. As unidades de ensino vinculadas às receitas vencedoras também foram contempladas com R$ 8 mil, recursos que serão destinados à compra de equipamentos e melhorias na infraestrutura das cozinhas. As 55 receitas premiadas em todo o país serão reunidas em um e-book digital produzido pelo FNDE.