Maria Clara Pacheco assume liderança mundial do taekwondo antes do Mundial

Foto de Wander Roberto / COB

A brasileira Maria Clara Pacheco, de 22 anos, alcançou um feito histórico ao se tornar a número 1 do mundo na categoria até 57kg do taekwondo. A atleta assumiu a liderança do ranking olímpico e do mundial, segundo atualização publicada nesta quarta-feira (1º) pela World Taekwondo.

Com a conquista de dois títulos em etapas do Grand Prix nesta temporada — em Charlotte (EUA) e em Muju (Coreia do Sul) —, Maria Clara ultrapassou a sul-coreana Kim Yu-jin, atual campeã olímpica, que dominava as listas. No ranking olímpico, a brasileira soma 140,59 pontos, contra 119,20 da rival; já no mundial, aparece com 147,79 pontos.

Bronze no Mundial de 2023 e sétima colocada nas Olimpíadas de Paris, Maria Clara chega ao Mundial de Wuxi, na China, entre 24 e 30 de outubro, como uma das grandes favoritas ao título. O resultado também a coloca ao lado de Natália Falavigna, pioneira do Brasil no esporte e primeira medalhista olímpica do país no taekwondo, que já havia alcançado o posto de número 1 no passado.

Além de Maria Clara, o Brasil terá outros representantes no top-10 do ranking olímpico: Edival Pontes (2º até 68kg), Henrique Marques (5º até 80kg), Giovanni Aubin (7º até 58kg), Milena Titoneli (8º até 67kg) e João Victor Diniz (10º até 68kg).