
Pesquisadores do Brasil, Finlândia, Suécia e Noruega se reúnem nos dias 22 e 23 de outubro, em Manaus, para o evento nórdico-brasileiro pré-COP30 “Conectando saberes para a ciência com impacto na Amazônia”, que antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), marcada para 2026 em Belém (PA). O encontro conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Realizado no Auditório Deputado Berlamino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o evento tem como objetivo fortalecer a cooperação científica entre países nórdicos e o Brasil, promovendo pesquisas mais impactantes e sustentáveis para a Amazônia. A iniciativa é uma parceria entre o Consulado da Finlândia em São Paulo, as Embaixadas da Suécia e da Noruega, a Iniciativa Amazônia+10, a Fapesp e o Nordic Embassy Cooperation Programme (NEP).
A programação inclui palestras e grupos de trabalho voltados à conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e desenvolvimento econômico sustentável. Entre os destaques, estão as palestras “O sistema de conhecimento indígena frente aos desafios de desequilíbrio do mundo terrestre”, ministrada pelo pesquisador Dr. João Paulo Lima Barreto (Ufam), e “Indigenização da academia e das discussões de sustentabilidade”, com a Dra. Hanna Guttorm, da Universidade de Helsinque.
Durante os dois dias de atividades, especialistas e representantes de agências de fomento discutirão estratégias de inovação científica, integração de saberes indígenas e impacto das pesquisas nas políticas públicas e nos negócios sustentáveis. O encontro marca um passo importante no diálogo internacional sobre o futuro da Amazônia e na construção de caminhos conjuntos rumo à COP30.