Manaus lança campanha do Maio Amarelo com foco na educação e segurança no trânsito

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta quarta-feira (7), a campanha “Maio Amarelo 2025” com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida!”. O evento de abertura, no parque Gigantes da Floresta, reuniu autoridades e representantes de diversas instituições. A ação coordenada pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, marca o início de um mês de atividades voltadas à educação e à conscientização sobre segurança no trânsito.

A campanha deste ano ganhou contornos mais urgentes após a trágica morte de Emanuel Costa Fernandes, de 26 anos, atropelado por um motorista embriagado. “O radar não é inimigo. É aliado da vida. Emanuel não volta mais, mas temos o dever de evitar que novas famílias sofram a mesma dor”, afirmou Renato, destacando a instalação de semáforos, faixas de pedestres e radares em pontos críticos da capital.

Ao longo de maio, mais de 30 ações serão realizadas em escolas, terminais, empresas e espaços públicos. Estão previstas oficinas de bicicletas, palestras, visitas escolares, atividades lúdicas e interações com motoristas e pedestres. Além disso, foi lançado o concurso cultural.

“O trânsito que eu quero”, aberto à população, com envio de desenhos, poemas ou fotos até o dia 25.

O diretor do IMMU, Arnaldo Flores, alertou para os números alarmantes: em 2024, Manaus registrou mais de 11 mil acidentes e 309 mortes no trânsito. Somente no primeiro trimestre de 2025, já são 2.500 ocorrências. A campanha será encerrada no dia 30, com premiações, homenagens e a apresentação dos resultados alcançados.