
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta sexta-feira (19) o início da entrega das primeiras unidades habitacionais do programa “Minha Casa, Minha Vida” para as famílias atingidas pelo deslizamento de terra de 2023, na comunidade Pingo D’Água, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. O anúncio foi feito durante visita ao local, em meio às ações de apoio às vítimas da tragédia.
A primeira entrega ocorrerá no residencial do Parque das Tribos, na zona Oeste, que já está com 85% das obras concluídas. Segundo Almeida, a medida simboliza a realização de um sonho coletivo. Ele destacou que, mesmo sem uma secretaria de Habitação estruturada à época do desastre, a Prefeitura conseguiu viabilizar o projeto em parceria com o governo federal.
O plano habitacional prevê a conclusão de três dos 11 condomínios até o fim de 2026, totalizando 4.700 novas moradias. Além do empreendimento do Parque das Tribos, outros dois residenciais devem ser entregues em novembro deste ano e em fevereiro de 2026. O objetivo é retirar famílias de áreas de risco e reduzir o déficit habitacional em Manaus.
O secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, ressaltou o esforço de quase dois anos e meio até o início da entrega das casas. “Esse é um marco de transformação. Agora, as famílias terão a oportunidade de reconstruir suas vidas com dignidade”, afirmou.
Desde o deslizamento, em março de 2023, a Prefeitura de Manaus vem garantindo apoio às famílias afetadas por meio do pagamento do Auxílio Aluguel, medida que seguirá até a conclusão das novas moradias.