Manaus debate futuro da população idosa em conferência municipal

Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi aberta nesta segunda-feira (28/4) no centro de convenções do Manaus Plaza Shopping, reunindo mais de 500 participantes. Promovido pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Dr. Thomas (FDT), o evento propõe avaliar e fortalecer as políticas públicas voltadas à população idosa da capital.

Representantes do poder público, especialistas, conselheiros, estudantes e membros da sociedade civil participaram do primeiro dia de debates, reafirmando o compromisso com uma cidade mais inclusiva. O diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, ressaltou o apoio da gestão municipal à iniciativa:

“É um espaço essencial para ouvir as necessidades dessa população e construir políticas mais eficazes e humanizadas”.

A conferência também contou com a presença do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDPI), Raphael Castelo Branco, que destacou o acelerado envelhecimento da população na região Norte. Ele lembrou o aumento expressivo da população idosa em Manaus e defendeu a participação ativa da sociedade na formulação de políticas públicas.

A programação segue nesta terça-feira (29/4), com discussões organizadas em cinco eixos temáticos, entre eles o financiamento das políticas para idosos, saúde integral, combate à violência e a ampliação da participação social. A presidente do CMI, Clélia Ferreira, reforçou a urgência da pauta:

“A conferência é essencial para garantir dignidade, segurança e acesso pleno aos direitos por parte das pessoas idosas”.