
Em clima de alegria e tradição, Manaus deu início à comemoração de seus 356 anos com a primeira noite do “Boi Manaus 2025”, nesta sexta-feira (24/10). O evento, realizado no Sambódromo de Manaus, reuniu milhares de pessoas ao som de toadas que embalaram a capital amazonense, símbolo da cultura e da identidade regional. A festa segue neste sábado (25/10) com novas atrações, promovida pela Prefeitura de Manaus por meio da ManausCult.

O público acompanhou apresentações marcantes do Boi Garantido e de artistas como Jr Paulain, Patrick Araújo & Marujada de Guerra, Carlinhos do Boi, Canto da Mata, grupo Kboclos, além dos bois manauaras Garanhão e Corre Campo. Segundo o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato, o evento consolida o sucesso da retomada da festa.
“Estamos felizes com a estrutura oferecida pela prefeitura e pela adesão do público. O Boi Manaus voltou a ser um grande sucesso popular”, destacou.
Para garantir segurança e organização, um colegiado especial coordenado pelo Centro de Cooperação da Cidade (CCC) mobilizou 25 secretarias municipais e órgãos estaduais. Com câmeras, policiamento e monitoramento constante, o evento foi considerado tranquilo. “É um ambiente controlado e seguro, que mostra o empenho das equipes envolvidas”, afirmou o superintendente do CCC, Sandro Diz.
Ícones do folclore amazônico, como David Assayag e Júnior Paulain, ressaltaram a importância do Boi Manaus na valorização da cultura regional. “Participo desde a primeira edição, é emocionante ver o público vibrar com o nosso boi”, disse Assayag. A plateia respondeu em coro, dividida entre as cores do Garantido e do Caprichoso, mas unida na celebração da cidade que é o coração da Amazônia.









