Manaus aposta em escolas para combater queda na vacinação infantil

A Prefeitura de Manaus destacou, nesta terça-feira (6), a importância do envolvimento das escolas no aumento da cobertura vacinal de crianças e adolescentes durante a webconferência “Diálogos na Atenção Primária à Saúde”.

O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), focou nas estratégias do Programa Saúde na Escola (PSE), que atualmente atende 350 escolas e cerca de 180 mil estudantes. O objetivo é fortalecer a parceria entre saúde e educação para combater a hesitação vacinal e ampliar a proteção contra doenças evitáveis.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explicou que profissionais capacitados estão atuando diretamente nas escolas para sensibilizar pais e alunos, desmistificar receios e reduzir a ansiedade em relação às vacinas. Ela alertou que a falsa sensação de segurança, provocada pela queda na mortalidade de doenças graças às vacinas, tem levado muitas famílias a negligenciar a imunização.

“Vacinas salvam vidas, e proteger nossas crianças é uma responsabilidade coletiva”, enfatizou. Além da vacinação, o PSE promove ações sobre alimentação saudável, saúde sexual, prevenção de ISTs, direitos humanos e cultura de paz.