
O domingo (5) é de expectativa para mais de 760 mil candidatos que participam da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2025), conhecido como o “Enem dos Concursos”. As provas objetivas serão aplicadas simultaneamente em todos os estados e no Distrito Federal, a partir das 13h (horário de Brasília), com duração de cinco horas para cargos de nível superior e três horas e meia para os de nível médio.
Ao todo, o certame oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. As provas acontecem em 1.284 locais distribuídos por 228 municípios, definidos pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em um raio máximo de 100 quilômetros da residência dos candidatos. A medida visa reduzir custos e facilitar o acesso.
A logística de aplicação mobiliza 85 mil colaboradores, entre fiscais e equipes de apoio, além de 11 mil agentes de segurança das Polícias Federal e Rodoviária Federal, Abin e Força Nacional. Todo o processo será monitorado pelo Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, em Brasília.
Nesta edição, as mulheres representam 60% dos inscritos, um crescimento de quase 4% em relação ao concurso anterior. O governo federal também ampliou ações afirmativas para incentivar a presença feminina e a participação de pessoas negras e com deficiência. As regiões Sudeste e Nordeste concentram a maioria das inscrições, seguidas pelo Centro-Oeste, Norte e Sul.
Os candidatos habilitados nesta primeira fase realizarão as provas discursivas em 7 de dezembro. O concurso, executado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), é considerado o maior processo seletivo unificado da história do serviço público brasileiro.