Com entrega desta sexta, programa atinge 5,8 mil óculos distribuídos no Amazonas, diz Tadeu de Souza vice-governador

Nesta sexta-feira (20), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, acompanhou a entrega de óculos de grau a pacientes atendidos pelo mutirão oftalmológico do Governo do Estado. A ação ocorreu no Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-sul de Manaus, e marcou a distribuição de 5.863 óculos desde o lançamento da estratégia, em outubro de 2025.

Somente nesta etapa, 808 pessoas — entre crianças, adultos e idosos — receberam gratuitamente os óculos conforme prescrição médica, após consulta especializada. Os pacientes foram convocados pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), via Sistema de Regulação, com mensagens enviadas pelo assistente virtual do programa Saúde AM Digital.

Durante o evento, o vice-governador destacou o alcance social da política pública, que garante diagnóstico, tratamento e reabilitação visual na rede estadual. Esta foi a quarta entrega do mutirão, que tem como meta distribuir 12 mil óculos e realizar 12 mil cirurgias de catarata na capital e no interior.

“É uma política estruturada em todas as fases. Já ultrapassamos 8 mil cirurgias oculares realizadas no interior. Nosso compromisso é ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera de quem mais precisa”, afirmou Tadeu de Souza.

Entre os beneficiados está a auxiliar administrativa Sonja Garneth, de 63 anos, que comemorou a renovação dos óculos após cinco anos. Segundo ela, além da melhoria na visão, a ação representou economia no orçamento familiar.

O mutirão também contempla cirurgias de catarata e pterígio. Em Manaus, os procedimentos são realizados no Hospital Delphina Aziz, na zona norte, e em clínicas credenciadas. No interior, a ação ocorre em parceria com as prefeituras, com recursos estaduais e emendas parlamentares.

Desde 2023, mais de 8,7 mil pessoas foram beneficiadas com cirurgias oftalmológicas em mais de 20 municípios amazonenses. A iniciativa conta ainda com apoio do Fundo de Promoção Social (FPS), que auxilia na garantia do ciclo completo do atendimento e evita o retorno de pacientes às filas de espera.

Para participar das próximas etapas, o paciente deve ter encaminhamento registrado no Sistema de Regulação após atendimento em Unidade Básica de Saúde ou Policlínica.

Sair da versão mobile