Mais de 11 mil fazem provas de concursos da prefeitura em Manaus

Mais de 11 mil candidatos participaram, neste domingo (25), das provas dos concursos públicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e da Controladoria-Geral do Município (CGM). A aplicação foi coordenada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad), com organização do Instituto Consulplan, banca responsável pelos certames.

As provas foram realizadas em 21 locais distribuídos por todas as zonas da capital, em dois turnos, sem registro de intercorrências. Ao todo, 18.129 pessoas tiveram as inscrições homologadas para os dois concursos. No período da manhã, compareceram 8.238 dos 13.157 inscritos, resultando em abstenção de 37%. À tarde, 2.991 candidatos realizaram as provas, de um total de 4.942 esperados, com índice de ausência de 39%.

Com a realização desses certames, a atual gestão municipal chega a cinco concursos públicos promovidos desde o início do mandato do prefeito David Almeida. Segundo a Semad, são mais de 3.200 vagas imediatas ofertadas até o momento, além da formação de cadastro reserva, ampliando o acesso ao serviço público e reforçando diferentes áreas da administração municipal.

Para a Semmas, foram disponibilizadas 30 vagas de nível superior, com 1.681 inscritos. O concurso, aguardado há mais de uma década, tem como objetivo fortalecer setores estratégicos como arborização, fiscalização e licenciamento ambiental, contribuindo para a melhoria das políticas de conservação ambiental na capital.

Já a CGM ofertou 35 vagas, incluindo dez para o cargo de Técnico Municipal de Controle Interno, de nível médio. Este é o primeiro concurso realizado para o órgão desde sua criação, em 2022, marcando um novo momento para o fortalecimento da governança e do controle interno no município.

A Prefeitura de Manaus também destacou que novos concursos estão em fase de preparação para este ano, incluindo certames para a área não específica, para o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e para a ampliação do efetivo da Guarda Municipal, dando continuidade à política de valorização do serviço público e de melhoria na prestação de serviços à população.

Sair da versão mobile