
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou neste sábado (16) um vídeo nas redes sociais em que aparece plantando mudas de uva no Palácio do Alvorada. No registro, filmado pela primeira-dama Janja da Silva, Lula se dirige ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em meio ao impasse diplomático gerado pelas novas tarifas impostas ao Brasil.
“Estou plantando comida, e não ódio nem violência”, disse Lula, ao afirmar que espera um dia receber Trump no Alvorada para “conversar sobre a realidade brasileira”.
O gesto ocorre no mesmo momento em que o governo norte-americano elevou em 50% a taxação sobre produtos brasileiros, atingindo especialmente café e frutas, setores estratégicos do agronegócio.
No vídeo, o presidente destacou que mesmo com o tarifaço, a produção nacional terá destino.
“Não adianta o presidente Trump taxar a uva brasileira, porque, se for necessário, ela vai para a merenda escolar”, afirmou. Lula também convidou Trump a conhecer “a qualidade do povo brasileiro”, ressaltando a capacidade do país de manter relações com diferentes nações, de Estados Unidos a Rússia, China e Venezuela.
Enquanto setores econômicos pressionam por um contato direto entre os dois presidentes, o Palácio do Planalto afirma que a diplomacia segue tentando abrir canais oficiais com Washington. Até agora, no entanto, interlocutores com poder de decisão no governo norte-americano não se colocaram à disposição para negociar.