Lula empossa Márcia Lopes no Ministério das Mulheres e reforça ala social no governo

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou, nesta segunda-feira (5), a assistente social Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres. A cerimônia ocorreu no Palácio do Planalto e marca uma mudança na condução da pasta, anteriormente liderada por Cida Gonçalves. A nomeação de Márcia e a exoneração de sua antecessora serão oficializadas ainda hoje em edição extra do Diário Oficial da União.

Com longa trajetória na gestão de políticas sociais, Márcia Lopes já integrou o primeiro escalão do governo Lula em 2010, como ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Antes disso, foi secretária-executiva da pasta entre 2004 e 2008. A nova ministra é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná, e possui mestrado pela PUC-SP.

A escolha de Márcia reforça a intenção do governo de aprofundar políticas públicas voltadas à equidade de gênero com forte base no diálogo social. Ela também integrou o grupo de assistência social da equipe de transição do governo Lula, em 2022, e traz consigo uma atuação marcada pela defesa dos direitos das mulheres, da inclusão e do combate à desigualdade.

Márcia é irmã do histórico dirigente petista Gilberto de Carvalho, ex-chefe de gabinete de Lula e atual secretário nacional de Economia Popular e Solidária. Com a nomeação, o presidente fortalece o núcleo social do governo e sinaliza continuidade nas pautas ligadas à justiça de gênero e à proteção de grupos vulneráveis.

Sair da versão mobile