Lula abre visita à China com encontros estratégicos com empresários

Foto: Ricardo Stuckert

PEQUIM (China) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira (12) sua agenda oficial na China com uma série de encontros voltados ao fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. O foco do primeiro dia da visita está centrado em reuniões com executivos de empresas chinesas dos setores de energia, defesa, saúde e tecnologia.

Entre os destaques, Lula se reuniu com Lei Zhang, CEO da Envision Energy, que atua na produção de turbinas eólicas, e com Cheng Fubo, da corporação Norinco, que desenvolve produtos industriais e de defesa. Ainda nesta segunda, o presidente brasileiro participa de um encontro empresarial com representantes do setor de saúde e encerra o dia no seminário Brasil-China, ao lado de empreendedores dos dois países.

A visita ganha peso diplomático na terça-feira (13), quando Lula participa da cúpula Celac-China e se encontra com autoridades chinesas, incluindo o primeiro-ministro Li Qiang e o presidente Xi Jinping. Pelo menos 16 novos acordos bilaterais devem ser assinados.

Lula chegou ao país no sábado (10), após cumprir agenda oficial na Rússia. O retorno ao Brasil está previsto para quarta-feira (14).

Sair da versão mobile