Leis de Roberto Cidade impulsionam turismo e economia no Amazonas

O turismo no Amazonas movimentou R$ 942 milhões em 2023, um crescimento de 29,03% em relação a 2022, segundo o Governo do Estado. O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), tem atuado desde 2019 para fortalecer o setor por meio de leis que protegem atrativos turísticos e fomentam a geração de emprego e renda na capital e no interior.

A expectativa para 2024 é superar essa receita, com um aumento expressivo no número de turistas internacionais. Até o momento, mais de 28,4 mil visitantes estrangeiros já passaram pelo estado, um crescimento de 18,2% em relação a 2023, conforme dados do Ministério do Turismo e da Embratur. Apenas em dezembro, o Amazonas recebeu 2.281 turistas internacionais.

Roberto Cidade destaca o turismo como uma alternativa econômica à Zona Franca de Manaus (ZFM), ameaçada por mudanças nos incentivos fiscais. “O turismo sustentável movimenta operadores, comerciantes e ribeirinhos, gerando renda e promovendo nosso estado como destino único”, afirma o deputado.

Entre suas iniciativas está a Lei nº 6.798/2024, que transformou o Largo São Sebastião em Patrimônio Histórico e Cultural, garantindo sua preservação. Outra medida importante foi a proteção do Complexo Turístico da Ponta Negra pela Lei nº 6.715/2024. Outras leis de Cidade reconhecem como patrimônios culturais eventos e locais icônicos, como as cachoeiras de Presidente Figueiredo e os festejos de Santo Antônio de Borba.