O leilão que define o consórcio responsável pela construção do primeiro túnel submerso do Brasil acontece nesta sexta-feira (5), na sede da B3, em São Paulo. A obra ligará as cidades de Santos e Guarujá, no litoral paulista, com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões.
Duas empresas estrangeiras estão habilitadas para disputar o projeto: a Acciona Concesiones, da Espanha, e a Mota-Engil, de Portugal. A vencedora será escolhida pela proposta que oferecer o maior desconto sobre a parcela mensal paga pelo poder público. O contrato terá validade de 30 anos, incluindo construção, operação e manutenção da estrutura.
O túnel terá 1,5 quilômetro de extensão, sendo 870 metros submersos, e utilizará tecnologia inédita no Brasil, mas já consolidada em países da Europa e da Ásia. O trajeto ligará as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. A previsão de conclusão é para 2030.
Atualmente, cerca de 78 mil pessoas atravessam diariamente o trecho entre as duas cidades por meio de balsas e embarcações menores. Com o túnel, será possível integrar carros, caminhões, ônibus, ciclistas e pedestres, reduzindo o tempo de deslocamento e ampliando a mobilidade regional. A obra é considerada a principal do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve transformar a logística no litoral paulista.