O Festival Jungle Matsuri, considerado o maior evento cultural japonês da Amazônia, está prestes a se tornar oficialmente parte do calendário turístico e cultural do Estado. A proposta é do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), autor do Projeto de Lei nº 764/2024, aprovado pela Casa e agora aguardando sanção governamental.
A iniciativa reconhece o papel do evento — criado pela Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) — na preservação das tradições nipo-brasileiras e na dinamização da economia criativa local.
“O Jungle Matsuri reforça a imagem de Manaus como um polo multicultural e estimula o turismo cultural, movimentando o comércio, a arte e a gastronomia da cidade”, destacou Roberto Cidade.
Realizado desde 2019, o festival nasceu para celebrar os 90 anos da imigração japonesa na Amazônia e se consolidou pela diversidade de atrações: apresentações artísticas, desfiles cosplay, exposições culturais, workshops, feira de produtos e uma praça de alimentação com o melhor da culinária japonesa.
Com o reconhecimento oficial, o Jungle Matsuri deverá ampliar seu impacto na valorização da cultura japonesa, no fortalecimento das tradições e no incentivo ao turismo local e regional.