
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) está realizando a Operação Páscoa, uma força-tarefa para fiscalizar produtos tradicionais da Semana Santa comercializados em Manaus e na Região Metropolitana. A ação, coordenada nacionalmente pelo Inmetro, segue até o dia 14 de abril e tem foco em itens como ovos de Páscoa, pescados e azeites — com o objetivo de garantir a qualidade e a veracidade das informações nas embalagens.
Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, a operação iniciou no dia 7 e inclui a coleta de amostras para análise em laboratório. “Estamos verificando se o consumidor está, de fato, levando o que pagou, com foco especial em ovos de Páscoa — inclusive os que contêm brinquedos — azeites e pescados pré-embalados como pirarucu, sardinha e bacalhau”, explicou.
Até agora, 20 estabelecimentos foram visitados e 1.071 itens inspecionados. Entre eles, 300 amostras de ovos e azeites foram levadas para perícia técnica. Caso sejam detectadas irregularidades quanto ao peso ou volume, os estabelecimentos serão notificados e terão até 10 dias para se defender. As multas podem variar entre R$ 1,5 mil e R$ 1,5 milhão.
O que observar na hora da compra
A operação também analisa os brindes contidos nos ovos de Páscoa. Eles devem exibir o selo do Inmetro e indicar claramente a faixa etária recomendada. A frase obrigatória: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade” deve constar na embalagem.
Além disso, o consumidor deve conferir o peso líquido do chocolate, desconsiderando o peso da embalagem ou dos brindes. Outro alerta importante é que a numeração dos ovos varia conforme a marca e não garante maior quantidade de chocolate, sendo apenas uma referência interna do fabricante.
Denúncias e atendimento ao consumidor
Quem identificar possíveis irregularidades pode acionar a Ouvidoria do Ipem-AM pelos canais oficiais:
- Telefone: 0800 092 2020 (segunda a sexta, das 8h às 14h)
- Site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria
- Redes sociais:
- Instagram: @ipem.amoficial
- Facebook: Ipem Amazonas
- X (Twitter): @ipemamoficial
A operação segue até domingo (14/04), com atuação do setor de pré-medidos e do Departamento de Avaliação da Conformidade (Dconf), reforçando o compromisso com a segurança e os direitos do consumidor amazonense durante o período mais simbólico do calendário cristão.