
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) realizaram, nesta sexta-feira (28), mais uma operação de fiscalização no Ramal Santo Antônio, em Manacapuru (a 68 km de Manaus). A ação resultou na apreensão de 120 m³ de madeira serrada sem documentação legal, além da aplicação de R$ 96.300 em multas.
Parte da madeira confiscada, cerca de 100 m³, foi destinada à Defesa Civil do município para auxiliar no enfrentamento das enchentes em 2025. A operação faz parte de uma série de fiscalizações intensificadas na região, que já resultaram no embargo de estabelecimentos e apreensão de grandes volumes de madeira ilegal.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou a importância da fiscalização contínua para combater crimes ambientais e garantir o uso responsável dos recursos apreendidos. A operação na Região Metropolitana de Manaus segue até o fim do ano, visando reprimir atividades ilegais ligadas ao desmatamento e queimadas. Denúncias podem ser feitas via WhatsApp da Gerência de Fiscalização: (92) 98557-9454.