INSS inicia devolução de descontos indevidos a aposentados

Foto Joédson Alves

Mais de R$ 292 milhões serão restituídos a beneficiários afetados por cobranças associativas ilegais

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber, a partir desta segunda-feira (26), a devolução de valores referentes a mensalidades associativas descontadas sem autorização entre os dias 24 de abril e 8 de maio. O montante total chega a R$ 292 milhões e será depositado conforme o calendário regular de pagamentos da Previdência.

A medida é resultado direto da suspensão dos acordos que permitiam a cobrança automática de mensalidades por sindicatos e associações na folha de pagamento. A decisão do INSS foi tomada após operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União revelar um esquema de descontos ilegais envolvendo milhares de beneficiários em todo o país.

Os valores serão restituídos diretamente com os benefícios mensais, de acordo com o número final do benefício (NB). Já os beneficiários que identificarem descontos irregulares mais antigos podem solicitar a devolução pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pelo telefone 135. Basta declarar que não autorizou a cobrança. O instituto solicitará à entidade a comprovação da autorização, e, se ela não existir, o valor será devolvido.

O INSS reforça que não solicita dados pessoais ou bancários por WhatsApp ou redes sociais. Os únicos canais oficiais para atendimento são o app e site Meu INSS e o número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.