Iniciada as aulas de kart na Vila Olímpica de Manaus

Primeira Aula de Kart no Pelci. FOTO Henrique Miranda Sedel

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), realizou na manhã desta terça-feira (04/11) a primeira aula de kart do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), na Vila Olímpica de Manaus. A nova modalidade amplia as oportunidades oferecidas pelo programa e representa um passo importante na formação esportiva de crianças e adolescentes amazonenses.

De acordo com o secretário da Sedel, Diego Américo, a iniciativa reforça o compromisso do governador Wilson Lima em garantir acesso ao esporte para todos.

“A iniciativa do governador Wilson Lima é fazer com que crianças e adolescentes de baixa renda possam ser incluídos na modalidade do kart, a fim de que possamos, no futuro, ter mais pilotos de alto nível. Já temos o Dylan, que está em atividade, e queremos formar outros atletas de alto rendimento no automobilismo”, destacou o secretário.

As aulas, voltadas para jovens de 7 a 17 anos, contam com acompanhamento técnico especializado e estrutura adequada para o aprendizado seguro e completo no automobilismo. A atividade reforça o compromisso do Governo do Amazonas em promover o acesso ao esporte e incentivar novas gerações de talentos.

Entre as novas promessas que começam a trilhar esse caminho está Jovana Castro, aluna do Pelci, que viveu a emoção de acelerar pela primeira vez.

“Quando entrei no kart pela primeira vez, fiquei ansiosa e com um pouco de medo, mas depois que comecei a acelerar, a adrenalina tomou conta e fiquei mais animada. No início, eu temia cair por causa da velocidade, mas fui perdendo esse medo a cada volta. Hoje, posso dizer que evoluí e não tenho mais medo de pilotar”, contou a jovem atleta.

Pelci como ferramenta de transformação

Maior política pública de esporte de base do país, o Pelci foi criado em 2021 e já ultrapassou a marca de 240 mil atendimentos em 2025. Atualmente, o programa possui 32 núcleos ativos em Manaus e cinco polos no interior, oferecendo atividades esportivas gratuitas em modalidades como futebol, vôlei, atletismo, jiu-jitsu e, agora, kart.

O projeto tem como foco principal o desenvolvimento humano, a inclusão social e a descoberta de novos talentos, utilizando o esporte como ferramenta de transformação e oportunidade para crianças e adolescentes em todo o Amazonas.