O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (27/04), a ampliação da capacidade de atendimento do Hospital do Coração Francisca Mendes, na zona norte de Manaus. Após a reforma estrutural em curso, a unidade passará de 147 para 204 leitos, incluindo clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), representando um crescimento de 38% na capacidade instalada. A obra é parte do programa Saúde Amazonas e conta com investimento de R$ 43 milhões.
Com previsão de entrega até 2026, a reforma está sob execução da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e já alcançou 22% de avanço físico. Segundo Wilson Lima, o hospital passará por uma ampliação de aproximadamente 2 mil metros quadrados e receberá nova recepção com padrão semelhante ao Hospital Delphina Aziz.
“Estamos elevando o nível da rede estadual, com mais espaço e serviços especializados”, destacou o governador.
O projeto contempla melhorias nas enfermarias, ambulatórios, consultórios e na área de diagnóstico. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcellus Campêlo, é a maior intervenção já feita na unidade desde sua fundação. A nova recepção, por exemplo, vai ampliar a capacidade de atendimento simultâneo de 50 para 200 pessoas, além de modernizar a fachada e reformar o heliponto.
A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou que o objetivo é qualificar os atendimentos de alta complexidade.
“Já instalamos o primeiro equipamento de ressonância cardíaca da rede pública estadual, ampliamos o laboratório, e agora, com a obra, vamos acolher ainda mais pacientes do Norte do Brasil com tecnologia e estrutura adequada”, afirmou. O hospital também recebeu uma nova máquina de hemodinâmica para exames cardiovasculares.
Mesmo durante as obras, os atendimentos não foram interrompidos. Parte dos serviços ambulatoriais e laboratoriais foi realocada para outras áreas da própria unidade ou para prédios vizinhos, como o Caimi Dr. André Araújo. Já o ambulatório adulto e os serviços de laboratório estão funcionando na antiga área pediátrica, no Ambulatório II, com informações disponíveis na recepção do hospital ou pelo e-mail institucional.
Entre os serviços já em andamento, estão a instalação de pisos vinílicos, revestimentos cerâmicos, montagem de forros e pintura. Também ocorrem a demolição do bloco antigo da recepção, a reforma do laboratório e do estacionamento, e a climatização das novas alas. As entregas serão feitas de forma escalonada, mês a mês, com início previsto já em junho com a entrega da nova área laboratorial.
O Hospital Francisca Mendes é referência em cardiologia adulta e pediátrica para toda a região Norte. Com a modernização da estrutura e ampliação dos serviços, o governo estadual busca reduzir filas, agilizar procedimentos complexos e consolidar a unidade como um centro de excelência em saúde pública no Amazonas.