Há 4 dias protestos tomam cidades dos EUA contra política migratória de Trump

Recorte de tela - transmissão TV Globo

Milhares de pessoas foram às ruas neste sábado (10) em diversas cidades dos Estados Unidos para protestar contra a política migratória do governo do presidente Donald Trump. As manifestações ganharam força após a morte da norte-americana Renee Nicole Good, de 37 anos, baleada por um agente do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) durante uma operação em Minneapolis, no estado de Minnesota.

Recorte de tela – transmissão TV Globo

Na cidade onde ocorreu o caso, os protestos se concentraram no local do tiroteio e entraram no quarto dia consecutivo. Manifestantes exibiram fotos da vítima, cartazes contra o governo federal e críticas diretas às ações do ICE. Participantes denunciaram violações de direitos humanos, o tratamento considerado desumano contra imigrantes e a intensificação das operações federais em áreas urbanas.

Atos semelhantes também foram registrados em Nova York, onde os protestos ampliaram o foco para críticas à política externa e à campanha antidrogas conduzida pela Casa Branca no Caribe. Em Washington, manifestantes se reuniram em frente à Casa Branca para exigir o fim das ações violentas contra imigrantes e responsabilização dos agentes envolvidos nos episódios recentes.

A administração Trump e a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, classificaram o episódio em Minneapolis como legítima defesa, versão contestada por autoridades locais, pelo prefeito Jacob Frey e por organizações de direitos humanos. A Human Rights Watch afirmou que as imagens do ocorrido não sustentam a narrativa oficial e apontou o caso como parte de um padrão mais amplo de uso excessivo da força em operações de fiscalização migratória.

Sair da versão mobile