O Governo do Amazonas reforçou, nesta terça-feira (12), a segurança pública no interior com a entrega de 123 novas viaturas às polícias Civil (PC-AM) e Militar (PMAM). A ação integra um lote de 252 veículos entregues pelo governador Wilson Lima, ampliando a capacidade de prevenção e resposta contra o crime em municípios de todas as regiões do estado.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, a estratégia busca equilibrar as condições de trabalho entre capital e interior.
“A maioria vai para o interior, recompondo a frota e levando tecnologia para garantir o mesmo atendimento realizado em Manaus. É um reforço fundamental para fortalecer o sistema de segurança”, afirmou.
A nova remessa inclui 142 viaturas para a PM e 110 picapes para a PC-AM e a SSP-AM, equipadas com tecnologia de última geração. O comandante-geral da PMAM, Klinger Paiva, ressaltou que a medida complementa o envio de mil soldados para o interior, realizado este ano. “Mais efetivo e mais equipamentos significam mais segurança para a população”, destacou.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Guilherme Torres, enfatizou que o reforço permitirá intensificar operações e ampliar resultados, como as apreensões recordes de drogas. Em Iranduba, a 27 km de Manaus, o comandante da 8ª Companhia Independente, major Júlio, destacou que as novas viaturas permitirão abordagens com tecnologia embarcada capaz de identificar restrições de veículos.
Esta é a terceira entrega de veículos realizada em 2025. Em julho, 369 viaturas foram incorporadas à frota, e em maio, 100 motocicletas BMW F900cc reforçaram a Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam). Desde 2019, o programa Amazonas Mais Seguro já investiu mais de R$ 457 milhões em veículos, equipamentos e tecnologia para fortalecer a segurança pública no estado.