Fiscalização em Manaus flagra 1,8 mil motoristas em vagas para idosos e PcDs

A ocupação indevida de vagas especiais tem colocado em risco a mobilidade e o direito de pessoas com deficiência e idosos em Manaus. De janeiro a julho deste ano, 1.829 motoristas foram notificados por estacionar de forma irregular em espaços reservados, segundo dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). As fiscalizações ocorreram em shoppings, supermercados e áreas comerciais da capital.

Durante as abordagens, os agentes verificam a presença da credencial obrigatória no painel dos veículos. Sem o documento, os motoristas são autuados por infringirem a legislação de trânsito. A medida busca coibir abusos e reforçar a proteção a quem realmente depende dessas vagas para ter mais segurança e acessibilidade no dia a dia.

“O uso responsável das vagas é uma questão de respeito e cidadania. Nosso trabalho de fiscalização é contínuo e necessário para garantir os direitos das pessoas com deficiência e dos idosos”, ressaltou o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Lêda Júnior. As ações também são acompanhadas de campanhas educativas voltadas à conscientização dos condutores.

O IMMU orienta que os beneficiários retirem o cartão de identificação, que deve estar sempre visível no veículo. O documento é gratuito e pode ser solicitado com apresentação de RG, CPF, comprovante de residência e, no caso das pessoas com deficiência, laudo médico com CID. A credencial tem validade de cinco anos e é exclusiva para uso do titular.