
Barcos e lanchas operam no limite com alta procura de turistas para a festa dos bumbás
A chegada do Festival de Parintins 2025, marcado para os dias 27, 28 e 29 de junho, já movimenta o setor naval em Manaus. Barcos e lanchas que fazem a rota até a Ilha Tupinambarana se preparam para o aumento de passageiros impulsionado pela maior festa folclórica do Norte do Brasil. A expectativa é de esgotamento rápido das passagens, principalmente para camarotes e redes.
Segundo Amilcar Bentes, proprietário de embarcação, os camarotes para a travessia já estão 100% ocupados. “A procura começou cedo este ano, e a tendência é esgotar tudo antes do previsto. O Festival cresce a cada edição”, afirmou. O fluxo intenso já é percebido no Porto de Manaus e demais terminais da capital.
Para reforçar a segurança, a Arsepam ativou um novo posto de fiscalização em Parintins, com estrutura moderna e apoio do DNIT. Em Manaus, a vigilância ocorre em diferentes portos, como Ceasa, São Raimundo e Manaus Moderna, garantindo o cumprimento das normas no transporte fluvial.
Com mais de R$ 438 milhões movimentados entre 2022 e 2024, o Festival de Parintins conta com uma série de investimentos do Governo do Amazonas. Entre eles estão ações sustentáveis como o Recicla Galera, a capacitação de tricicleiros e guias turísticos, além da valorização artística com os murais do projeto “Parintins Cidade Aberta”. A festa dos bumbás é, cada vez mais, um motor de geração de renda e promoção cultural no Amazonas.