Festival Amazonas de Ópera retorna com programação internacional e foco sustentável

O maior festival de ópera da América Latina está de volta a Manaus. Entre os dias 15 de abril e 18 de maio, o 26º Festival Amazonas de Ópera (FAO) ocupará o Teatro Amazonas e o Palácio da Justiça com superproduções, recitais e concertos que celebram a arte lírica e marcam o início de um projeto de alcance internacional voltado ao desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Nesta edição, o FAO reunirá 280 profissionais entre artistas e técnicos, sendo mais de 80% naturais de Manaus. A abertura será com a inédita ópera La Vorágine, de João Guilherme Ripper — uma coprodução Brasil–Colômbia inspirada no ciclo da borracha e que simboliza a entrada oficial do país vizinho no recém-criado “Corredor Criativo da Amazônia”, rede de cooperação cultural entre Brasil, Colômbia, Portugal e Áustria.

A programação inclui grandes títulos como La Bohème (Puccini), As Bodas de Fígaro (Mozart), o concerto lírico Oca à la Rossini, além de recitais com repertórios brasileiros e atividades de inclusão, como sessões adaptadas para crianças com Transtorno do Espectro Autista. Também será lançado o Prêmio Carlos Gomes, voltado à promoção internacional do festival na Europa.

O FAO é uma realização do Fundo do Festival, com patrocínio do Bradesco e apoio da Innova e Swarovski, via Lei Rouanet, e parceria com o Governo do Amazonas. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro Amazonas e no site shopingressos.com.br. A programação completa pode ser acompanhada no perfil oficial do evento no Instagram: @festivalamazonasdeopera.