A 47ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) foi oficialmente lançada neste sábado (30), em solenidade conduzida pelo governador Wilson Lima. O evento, considerado a maior vitrine do agronegócio sustentável da região Norte, será realizado de 28 de setembro a 5 de outubro no Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, em Manaus. A expectativa é movimentar R$ 230 milhões em negócios e atrair mais de 260 mil visitantes ao longo de oito dias de programação.
Neste ano, a Expoagro contará com 580 estandes, feira de maquinários, rodadas de negócios, exposições de animais, rodeio, torneios leiteiros e a tradicional feira de produtos regionais. A agenda também inclui a 2ª Corrida da Expoagro e o Festival Artistas da Terra, que reunirá mais de 30 atrações culturais e esportivas para o público. A isenção do ICMS, mantida pelo Governo do Estado, deve impulsionar a comercialização e incentivar pequenos e médios produtores a investirem em tecnologias e insumos de maior valor agregado.
Resgatada em 2019 após seis anos de interrupção, a feira se consolidou como marco no calendário do agronegócio, reunindo nos últimos cinco anos mais de 2.170 expositores e um público superior a 1,2 milhão de pessoas. O espaço onde o evento ocorre, o Parque Multiuso Dr. Eurípedes Ferreira Lins, foi reformado e transformado em referência de integração entre campo e cidade, com infraestrutura moderna para receber criadores, produtores e investidores.
A Expoagro também reforça a posição do Amazonas como polo de produção de alimentos com qualidade sanitária reconhecida. Nesta edição, a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf) entregou ao governador Wilson Lima o certificado internacional de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, status que abre mercados e fortalece a competitividade da pecuária local. Para produtores como o pecuarista Darcilo Zannini, participante há duas décadas, a feira é “uma oportunidade anual de crescimento, comercialização e incentivo a novos criadores”.