Como forma de valorizar e incentivar estudantes e profissionais que produziram projetos na área do Turismo, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) realizou, na quinta-feira (08/05), o 6° Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca. A cerimônia ocorreu no Palacete Provincial, localizado na praça Heliodoro Balbi, Centro. A premiação também atende aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), de acordo com os fundamentos da Agenda 2030 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O prêmio foi dividido em duas categorias: a primeira com “Ideias e Soluções para o setor de turismo”, dividida em “Destinos e Atrativos Turísticos” e “Instituições e Empresas”. E a segunda em Profissionais do Turismo, dividida em subcategorias: Profissionais da Academia, Profissionais da Gestão Pública e Profissionais da Iniciativa Privada.
Na categoria “Ideias e Soluções para o setor de turismo”, os vencedores foram Nixon Laranjeira Cardoso, Maria do Socorro de Oliveira Paiva, Octavio Luiz Vieira Braga e, também, Maria do Socorro de Oliveira Paiva e Antônio Osmar Soares Ferreira.
Já na categoria destinada aos profissionais, na “Academia”, a vencedora foi Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins; na categoria “Profissionais da Gestão Pública”, o vencedor foi João Carvalho de Araújo; e na categoria “Profissionais da Iniciativa Privada”, a vencedora foi Rosilaine Ribeiro Moraes. Os vencedores receberam troféus, medalhas e certificados.
Ainda durante o evento, acadêmicos e profissionais apresentaram propostas a respeito da educação e integração de ensino, pesquisa e extensão no Turismo em todo o Amazonas.
Representando o reitor da UEA, André Zogahib, a diretora da Esat, Adriane de Felippe, afirmou que a premiação é importante não somente para o curso de Turismo da UEA. “É um momento de reconhecer a importância do Turismo para a nossa região”, disse.
Para a coordenadora do evento e professora da UEA, professora Maria Adriana Sena Bezerra Teixeira, a premiação é de grande importância, pois atua como uma ponte entre a produção acadêmica e as necessidades práticas do mercado turístico.
“Para a universidade, o evento representa uma oportunidade de valorizar e estimular a pesquisa aplicada, a criatividade e a inovação entre estudantes, egressos e professores, reforçando o papel da academia na construção de soluções. Já para o setor de Turismo, o prêmio contribui para a melhoria da gestão, dos serviços e dos atrativos turísticos por meio da implementação de propostas inovadoras que respeitam o meio ambiente, fortalecem a cultura local e promovem o envolvimento das comunidades”, explicou.
Abertura e mesa-redonda
Durante o evento, foi realizada a conferência de abertura com o tema “O legado da UEA nas políticas públicas do Estado do Amazonas”, com a presença do professor Roberto Sanches Mubarac Sobrinho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEA.
Ainda durante o evento, ocorreu a mesa-Redonda “Turismólogo e Políticas Públicas: binômio de desenvolvimento turístico no Amazonas”, sob a responsabilidade da docente do curso de Turismo da UEA, Prof.ª Dra. Glaubécia Teixeira da Silva, do servidor da Empresa Estadual de Turismo, Hylker da Silva Medeiros; e do presidente da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo – Seccional Amazonas, José Itamar Souto.
Sobre o Prêmio Maria Helena Fonsêca
O Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca é uma iniciativa do Laboratório de Turismo (Labotur) da UEA em homenagem à Professora Maria Helena Fonsêca, que em 2026 completa 60 anos de carreira na área do ensino e desenvolvimento do Turismo no Amazonas.
O evento é amparado via Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e recebe o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O Prêmio de Turismo Maria Helena conta com apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex); do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Eventos (Padev); Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Bemol, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).
Confira os vencedores dos primeiros lugares da 6ª edição, por categoria
Categoria “Ideias e Soluções para o setor de turismo”
Categoria “Ideias e Soluções para destinos ou atrativos turísticos” e “Ideias e Soluções para instituições e empresas do setor do turismo”
Nixon Laranjeira Cardoso – Modalidade acadêmicos de ideias e soluções para destinos e atrativos turísticos
Maria do Socorro de Oliveira Paiva – Modalidade turismólogo de ideias e soluções para destinos ou atrativos turísticos
Octavio Luiz Vieira Braga – Modalidade acadêmicos do turismo de ideias e soluções para instituições e empresas do setor de turismo
Maria do Socorro de Oliveira Paiva e Antônio Osmar Soares Ferreira – Modalidade turismólogo de ideias e soluções para instituições e empresas do setor de turismo
Categoria “Profissionais do Turismo”
Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins – Academia – Manaus (AM)
João Carvalho de Araújo – Gestão pública – Manaus (AM)
Rosilaine Ribeiro Moraes – Iniciativa privada – Novo Aripuanã (AM)