Estradas e portos viabilizados por Eduardo Braga conectam comunidades do interior

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) cumpriu, neste sábado (18), agenda técnica no município de Parintins, no Baixo Amazonas, para fiscalizar obras de infraestrutura que somam mais de R$ 110 milhões em investimentos. Ao lado do senador Omar Aziz (PSD-AM), dos deputados federais Saullo Vianna e Pauderney Avelino, e do prefeito Mateus Assayag (PSD), Braga acompanhou a execução de projetos que impulsionam o desenvolvimento econômico e social da região.

As obras, viabilizadas por meio de articulação política e emendas parlamentares, estão transformando o acesso terrestre e fluvial de Parintins. Elas criam dois polos de desenvolvimento no Baixo Amazonas, garantindo mobilidade, escoamento de produção e fortalecimento das atividades produtivas e turísticas.

“Essas estradas e o porto vão garantir circulação, trabalho e renda o ano todo. É uma integração que muda a vida das pessoas”, afirmou o senador.

Em comunidades como Mocambo, Monte Sinai e Caburi, as novas estradas asseguram ligação permanente entre localidades antes isoladas, permitindo transporte mesmo durante o período da seca. O porto de Monte Sinai, em fase final de construção, servirá como principal ponto de escoamento da produção regional, conectando diretamente os produtores ao Rio Amazonas.

O projeto de integração inclui ainda pavimentação de ruas, drenagem, iluminação pública, construção de porto, fábrica de gelo e câmara frigorífica. Em Caburi, três ruas foram asfaltadas; em Mocambo, o porto flutuante já opera; e em Monte Sinai, o terminal portuário avança para ser entregue nas próximas semanas. “Esses investimentos beneficiam diretamente mais de 20 mil pessoas que antes ficavam isoladas durante a seca”, destacou o prefeito Mateus Assayag.

Na Vila Amazônia, um dos maiores assentamentos do Incra no estado, a comitiva acompanhou a pavimentação da estrada de 42 quilômetros que liga Parintins ao Pará. O trecho, com 17 quilômetros já asfaltados, reduz o tempo de viagem até o centro da cidade de duas horas para apenas 45 minutos, facilitando o transporte da produção rural, o acesso a serviços e a circulação de turistas.

Para Eduardo Braga, o conjunto de intervenções representa um novo modelo de desenvolvimento para o interior do Amazonas, baseado em integração e produtividade. “Esses investimentos unem comunidades, criam oportunidades e fortalecem a economia do estado. É o Amazonas crescendo com planejamento e compromisso com o povo”, concluiu o senador.

Sair da versão mobile