
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), dá início nesta quarta-feira (15/10) ao “Esquenta do Boi Manaus 2025”, que será realizado até domingo (19/10) no bloco E do Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho (sambódromo). A programação marca a transição da “Feirinha do Tururi”, que movimentou o mirante Lúcia Almeida com grande público e valorização da cultura popular.
O evento contará com apresentações de artistas regionais e grupos de bois-bumbás locais, celebrando as raízes culturais amazonenses e preparando o público para os dias oficiais do “Boi Manaus 2025”. As atrações iniciam sempre às 19h e seguem até 22h, em um ambiente voltado ao lazer das famílias e à promoção da identidade cultural da cidade.
Para facilitar o acesso e garantir conforto aos visitantes, o estacionamento do sambódromo será gratuito durante todo o período do “Esquenta”, incentivando a participação de moradores, turistas e admiradores da tradição do boi-bumbá.
“O ‘Esquenta do Boi Manaus’ é quando o público sente a energia da festa crescer. É o momento de valorizar os artistas locais, aproximar os bois da comunidade e manter viva a tradição que faz parte da identidade de Manaus”, destacou o diretor-presidente da ManausCult, Jender Lobato.
A ação antecede o grande “Boi Manaus 2025”, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro, também no sambódromo. A edição deste ano será histórica, com a presença dos bois de Parintins — Garantido e Caprichoso — ao lado dos seis bois de Manaus, em um espetáculo inédito que promete emocionar e reafirmar a força da cultura amazonense.
PROGRAMAÇÃO
15/10 (Quarta-feira)
- 19h – Boi Clamor de Um Povo / Boi Galante
- 20h – Nenê do Boi / Felipe Jr.
- 21h – Márcio do Boi / Robson Jr.
- 22h – Canto da Mata / Grupo Kaboclos
16/10 (Quinta-feira)
- 19h – Boi Garanhão / Boi Tira Prosa
- 20h – Grupo Kuarup / Banda Kamayurá
- 21h – Arlindo Neto / Klinger Jr.
- 22h – Tony Medeiros / Patrycky Monteiro
17/10 (Sexta-feira)
- 19h – Boi Brilhante / Boi Corre Campo
- 20h – Cézar Pinheiro / Dennis Martins
- 21h – Grupo A Toada / Wanderson Rodrigues
- 22h – Edilson Santana / Junior Paulain
- 23h – Leonardo Castelo / P.A. Chaves
18/10 (Sábado)
- 19h – Wilson Nobre / Curumins da Baixa
- 20h – Mara Lima / Paulinho Viana
- 21h – Carlinhos do Boi / Márcia Siqueira
- 22h – Prince do Caprichoso / Fabiano Neves
- 23h – David Assayag & Batucada do Garantido
19/10 (Domingo)
- 19h – Grupo Toada de Roda / Carlos Batata
- 20h – Edmundo Oran / Adriano Aguiar
- 21h – Israel Paulain / João Paulo Faria
- 22h – Patrick Araújo & Marujada de Guerra