
O governador Wilson Lima acompanhou neste sábado (26/04) o envio de ajuda humanitária para o município de Boca do Acre (a 1.028 quilômetros de Manaus), em resposta aos impactos da cheia dos rios na região. A operação, coordenada pela Defesa Civil do Amazonas, prevê a entrega de 40 toneladas de alimentos e água potável para cerca de 2 mil famílias afetadas.
Durante a vistoria na sede da Defesa Civil, o governador reforçou o compromisso do Estado em prestar apoio imediato às populações atingidas e em estruturar cidades resilientes para enfrentar fenômenos climáticos.
“Temos atuado para garantir uma pronta resposta e estruturar os municípios para futuros eventos extremos”, afirmou Wilson Lima.
O carregamento inclui 2 mil cestas básicas e 200 caixas com 6 mil copos de água, transportados por via terrestre com previsão de chegada em até quatro dias. Boca do Acre é o quarto município a receber assistência dentro da Operação Cheia 2025, que já atendeu Manicoré, Apuí e Humaitá, beneficiando mais de 26 mil pessoas no sul do Estado.
Além dos alimentos, o Governo do Amazonas enviou 72 kits de medicamentos e insumos de saúde para sete municípios, com previsão de atender mais de 35 mil cidadãos. Segundo dados oficiais, mais de 29,6 mil famílias já foram impactadas pela cheia em todo o Amazonas, com 12 municípios em Situação de Emergência, 14 em Alerta e 36 em Atenção.