Defesa Civil do Amazonas envia 160 toneladas de ajuda a cidades do Rio Madeira

Humaitá, Apuí e Manicoré recebem alimentos, água potável e kits do projeto Água Boa

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta quinta-feira (17), o envio de 160 toneladas de ajuda humanitária para os municípios de Humaitá, Apuí e Manicoré, na calha do Rio Madeira. A ação integra a Operação Cheia 2025, coordenada pelo Governo do Amazonas, e inclui cestas básicas, caixas d’água, copos de água e kits de purificação do projeto Água Boa. O material partiu do Porto do São Raimundo, em Manaus, e deve chegar às cidades a partir de segunda-feira (21), beneficiando mais de 6 mil famílias.

Os três municípios estão com decretos de Situação de Emergência reconhecidos pela Defesa Civil. A distribuição foi detalhada: Humaitá receberá 80 toneladas de alimentos, 300 caixas d’água e dois purificadores; Manicoré será atendida com 40 toneladas, 100 caixas e dois kits; e Apuí, com 40 toneladas, 200 caixas e dois purificadores. Mais de 26 mil copos de água também serão enviados via Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

Desde janeiro, o Governo do Estado executa ações de resposta à subida dos rios por meio do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos. As medidas incluem a instalação de novos sistemas de água potável, envio de kits de saúde e apoio ao setor primário, com renegociação de dívidas e compras diretas da agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Segundo a Defesa Civil, mais de 92 mil pessoas já foram afetadas em todo o estado. Atualmente, oito municípios estão em Situação de Emergência, 18 em Alerta e 25 em Atenção. A previsão é de que a cheia atinja seu pico até julho. O governador também articula, junto ao governo federal, apoio complementar às ações estaduais.