
O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta terça-feira (29) o pagamento do 14º salário a 1.842 servidores da rede municipal de ensino, um investimento direto de R$ 6,5 milhões na economia local. O benefício contempla profissionais de 62 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que atingiram metas pedagógicas e administrativas previstas em decreto municipal.
A bonificação será depositada já nesta quarta-feira (30), segundo informou o prefeito, em transmissão ao lado do secretário de Educação, Junior Mar. O incentivo está vinculado ao desempenho em indicadores como o Ideb e metas internas da Aliança Pró-Saeb Avança Manaus, que busca elevar a qualidade da educação básica da capital amazonense.
Além do pagamento do 14º salário, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Santina Castro será contemplado com o 15º salário, em reconhecimento ao avanço nos níveis de aprendizagem e inovação pedagógica. A medida reforça a política de valorização profissional por mérito e desempenho.
Os resultados da rede municipal têm refletido os investimentos: Manaus ocupa atualmente a 6ª posição entre as capitais no Ideb dos Anos Iniciais e a 5ª posição nos Anos Finais. Servidores das creches e pré-escolas também foram reconhecidos por projetos premiados nacionalmente e certificações em diferentes níveis da gestão pública.
As regras para o pagamento dos salários extras estão no Decreto nº 5.855/2024, que instituiu critérios claros para bonificação por desempenho. A estratégia da prefeitura une valorização profissional e estímulo à produtividade, além de injetar recursos no setor público às vésperas do Dia do Trabalhador — com impacto positivo tanto para os servidores quanto para a economia local.