David Almeida apresenta balanço do ‘Mutirão no Centro’ e anuncia novas ações

O prefeito de Manaus, David Almeida, apresentou nesta quarta-feira (13/8) o primeiro balanço do Mutirão no Centro, iniciado no dia 4, e anunciou um pacote de melhorias para revitalizar a região central. Entre as medidas previstas estão o asfaltamento e reordenamento da rua Doutor Moreira, que também receberá paisagismo e nova sinalização. Segundo o prefeito, a meta é asfaltar uma rua a cada dez dias e abrir novas vias ao tráfego de veículos, além de construir banheiros públicos.

As ações continuam no domingo (17), com a retirada de fios inutilizados em parceria com a Amazonas Energia e empresas de telecomunicações, visando reduzir a poluição visual. No dia 24, será lançado o projeto Centro Vivo, com fechamento parcial da avenida Getúlio Vargas, das 5h às 12h, para atividades gratuitas como futebol de sabão, minifazendinha, música, zumba, patinetes, bicicletário, brinquedos, serviços de alimentação e circo. Já no dia 25, a comemoração será dedicada ao Dia do Feirante, com apresentações culturais.

Nos primeiros dez dias, o mutirão registrou a acolhida de 101 pessoas, apreensão de 300 carrinhos irregulares, desativação de sete depósitos clandestinos, revitalização de 530 pontos de iluminação, retirada de quase 900 toneladas de lixo, recapeamento de vias, novas sinalizações, 27 prisões e apreensão de armas. Para David Almeida, o resultado foi “totalmente positivo”, com aprovação de lojistas, moradores, sindicatos de camelôs e feirantes. O trabalho seguirá por 90 dias na área central e, depois, será expandido para bairros periféricos.

Entre as novidades, está a capacitação de vendedores de alimentos pela Vigilância Sanitária (Visa Manaus), que emitirá um selo de autenticidade para garantir segurança alimentar. Também será criado um Centro Pop próximo à rua Joaquim Nabuco, oferecendo pernoite, alimentação, higiene e café da manhã para pessoas em situação de rua que trabalham durante o dia. A ação inclui ainda a regularização de imigrantes que atuam no comércio.

O vice-prefeito e secretário de Obras, Renato Junior, ressaltou que a revitalização alia organização urbana e preservação histórica, citando o recapeamento de vias como José Clemente e rua dos Andradas, além da recuperação da praça dos Remédios, em parceria com o Iphan. O presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, e representantes de camelôs e feirantes destacaram que a iniciativa já traz reflexos positivos para o comércio, aumenta o fluxo de consumidores e melhora as condições de trabalho.

David Almeida finalizou garantindo continuidade às ações e reforço na segurança.

“Estamos formando mais 150 guardas municipais, que atuarão a partir de dezembro. Vamos manter as duplas no Centro para garantir segurança e ordenamento para todos”, afirmou.