
A saúde pública de Manaus vai receber um novo reforço. O prefeito David Almeida anunciou, nesta segunda-feira (6/10), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a realização de 12 mil cirurgias e 6 mil exames especializados de média e alta complexidade. O investimento será viabilizado com recursos de emendas parlamentares do senador Omar Aziz e dos deputados federais Silas Câmara e Saullo Vianna.
“Recebemos recursos de emenda de bancada que vão permitir à nossa equipe de saúde avançar na média e alta complexidade. Esses investimentos ajudarão a reduzir a fila de espera e melhorar a vida de milhares de pessoas”, afirmou o prefeito.
Os novos procedimentos incluem cirurgias oftalmológicas, como catarata e carnosidade, além de exames de endoscopia, colonoscopia, ecocardiograma, teste ergométrico e histopatológico. Parte dos serviços já está em fase de licitação e será iniciada nos próximos meses.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o avanço representa um marco para o sistema municipal.
“A prefeitura, que é responsável pela atenção primária, agora expande sua atuação para a média e alta complexidade. Com esses recursos, poderemos atender com mais agilidade quem está na fila do Sisreg”, explicou.
O Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) organiza o acesso a consultas, exames e cirurgias no SUS. Com os novos aportes, a prefeitura pretende reduzir significativamente o tempo de espera, ampliando o acesso da população a procedimentos eletivos.
David Almeida adiantou ainda que novas medidas serão anunciadas em breve. “Vêm boas notícias para a saúde de Manaus. Além desse avanço, teremos novidades importantes sobre o Hospital Municipal Dia”, declarou o prefeito.
A ampliação dos serviços reforça o compromisso da atual gestão em garantir mais eficiência, transparência e qualidade no atendimento à população manauara.