O Amazonas registrou queda de 64% nos crimes de lesão corporal seguida de morte no primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). O número caiu de 22 casos no mesmo período de 2024 para apenas oito neste ano. Em Manaus, a redução foi ainda mais significativa: 80%, com apenas três ocorrências registradas entre janeiro e junho.
A redução é atribuída a ações integradas das forças de segurança coordenadas pelo governo estadual. O secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida, destacou que os avanços são resultado da articulação entre instituições e do investimento contínuo em inteligência, tecnologia e operações de campo.
“Temos fortalecido a atuação conjunta, o que garante respostas mais eficientes para a população”, afirmou.
Secretário de Segurança Pública, Vinícius Almeida.
Além da queda nos casos de lesão seguida de morte, o estado também apresentou redução em outros crimes contra a vida: homicídios (-28%), latrocínios (-50%) e feminicídios (-57%).
O balanço da SSP-AM ainda mostra aumento de 20% no cumprimento de mandados de prisão, com mais de 2 mil capturas realizadas no quadrimestre. O cenário reforça o impacto das estratégias adotadas pelo Governo do Amazonas para garantir mais segurança à população.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (10/7) que o Brasil vai recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC) para contestar...