
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) intensificou o serviço de prevenção durante o Carnaval 2026, com a mobilização de 333 militares e 54 viaturas em Manaus e nos municípios do interior. A operação começou no sábado (7) e envolve tanto o efetivo ordinário quanto o serviço extra da corporação.
Os bombeiros atuam na prevenção e no atendimento pré-hospitalar durante ensaios técnicos e desfiles das escolas de samba dos grupos Especial e de Acesso A e B, além da fiscalização de fogos de artifício e de bandas e blocos carnavalescos, por meio da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Segundo o CBMAM, o reforço ocorre também nos municípios onde há bases fixas da corporação. Em 2025, o número de cidades atendidas dobrou, passando de 11 para 22, com a entrega de viaturas Auto Tanque Florestal e a ampliação do efetivo. Em fevereiro deste ano, uma nova base foi inaugurada em Barcelos, ampliando a cobertura do Corpo de Bombeiros no interior do estado.