
No mês em que se celebra o Dia do Jornalista, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) homenageia um de seus setores mais estratégicos: a Diretoria de Comunicação (Dicom), que completa 26 anos de atuação fortalecendo a comunicação pública e aproximando o cidadão do poder legislativo.
Instituída em 5 de março de 1999, pela Resolução nº 007/99, a Dicom nasceu com o objetivo de dar visibilidade às ações parlamentares e garantir que a sociedade tenha acesso ágil e transparente às informações da Câmara. Desde então, tem se consolidado como elo vital entre o Legislativo e a população, promovendo cidadania por meio da informação.
Em 2025, sob a presidência do vereador David Reis (Avante), a Dicom passa por um processo de modernização, com investimentos em ferramentas digitais, reestruturação da equipe e valorização dos profissionais da comunicação. “Estamos fortalecendo o papel da Dicom como vetor de transparência e participação popular. O cidadão precisa estar bem informado sobre o que acontece no Legislativo, e a comunicação tem papel decisivo nisso”, afirmou o presidente.
Sob o comando da jornalista Roberta Bindá, profissional com quase três décadas de experiência, a diretoria adota uma linha editorial dinâmica e atual, intensificando a presença institucional nas redes sociais e reforçando a acessibilidade das informações parlamentares.
“Nosso foco é conectar o cidadão com o que se decide na Câmara. Para isso, ampliamos canais, modernizamos linguagens e priorizamos a transparência”, destacou a coordenadora.
Neste abril, também se homenageiam os jornalistas — principais engrenagens da comunicação institucional. Na Dicom, a maioria da equipe é formada por mulheres jornalistas, que lideram a produção de conteúdo com competência, sensibilidade e compromisso com a verdade. A presença feminina reafirma o compromisso da CMM com a equidade de gênero e a valorização profissional.
Ao longo dessas mais de duas décadas, nomes como Tereza Teófilo, Dora Tupinambá, Haroldo Furtado e Nonato Oliveira marcaram a trajetória da Dicom, contribuindo para consolidá-la como referência em comunicação legislativa. Celebrar seus 26 anos é reconhecer a importância de uma imprensa pública forte, ética e engajada com a democracia.