
O 67º Festival Folclórico do Amazonas deu início à programação da Categoria Ouro neste sábado (12), reunindo sete grupos no palco do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), em Manaus. A abertura foi marcada por queima de fogos, coreografias vibrantes e arquibancadas lotadas, confirmando o prestígio do público com a maior celebração cultural popular do estado. A programação segue até 23 de julho no CCPA e retorna nos dias 25 e 26 no Sambódromo, com os bois-bumbás da capital.
Com três estilos de dança — ciranda, quadrilha e dança nacional — os grupos trouxeram à arena um espetáculo de cores, ritmos e histórias. Entre as atrações da noite estavam Ciranda Maravilha, Dança Nacional Café XV de Outubro e Quadrilha Tsunami na Roça. O festival, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem como foco valorizar a diversidade cultural e fomentar a cena artística local.
Artistas e organizadores destacaram o papel do festival como espaço de visibilidade e memória. “
São 67 anos de história neste lugar repleto de tradição. A estrutura está completa, com segurança e conforto para o público”, afirmou José Luís, diretor de eventos da Secretaria de Cultura.
Já para os brincantes, como Karina Rebeca, da Ciranda Imperatriz, a emoção de retornar ao palco é indescritível: “Agora é a hora de mostrar tudo o que preparamos. Estamos confiantes.”
Nesta edição, o Festival também reforça a inclusão com um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCDs), oferecendo estrutura acessível e visibilidade privilegiada na arena principal. A entrada é gratuita, com ou sem comprovação no momento. Neste domingo (13), a festa continua a partir das 19h, com novas apresentações que prometem manter o brilho da primeira noite. A programação completa está disponível nas redes sociais da Cultura do AM.